domingo, 14 de dezembro de 2008

Cuidado com a dengue, que a dengue te pega!!!!



Gente, mais um verão tá chegando e a verdade é que o governo só sabe fazer propagandas contra a dengue e mais nada!!
Vcs repararam que eu sumi essa semana toda??? Eu estava (e ainda estou) com DENGUE!!
Quem nunca teve não imagina o sofrimento que é!! As dores no corpo e na cabeça são insuportáveis!! Febre alta o tempo todo!! E ainda tem o medo por já ser a segunda vez que dou dengue!!
Meninas é impressionante!! Quando estamos doente esquecemos de tudo!! A entrega dos meus convites já está ficando atrasada!! Meu guarda-roupa tá numa novela só!! E eu só queria saber de dormir!! Não aguentava nem ouvir falar de casa, casamento, móveis, festa, natal, presentes!! Que tristeza!!! Percebi que estava começando a melhorar quando voltei a sonhar!!
Sabe... esses dias recebi um email falando de uma noiva que se casou com câncer em estágio terminal. Juro que hoje em dia, depois da dengue, não conseigo acreditar em tal coisa!! Quando estamos doente não conseguimos sonhar!! Não conseguimos desejar mais nada além de melhorar!!
Agora consegui entender pq no dia do meu chá eu estava tão cansada e com tanto enjou. A dengue já estava se "apoderando" de mim...
Ontem enquanto estava no hospital fazendo exame de sangue pela terceira vez essa semana (para acompanhar a evolução) fiquei pensando numa coisa, acho que é meio óbvio, mas vale a pena repetir!!!
Não adianta eu e minha família fazermos a nossa parte para combater a dengue, se o nosso vizinho não fizer a parte dele!! Combater a dengue é um dever de todos nós!!!

A Dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Tipos de Dengue

Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.

Formas de apresentação

A dengue pode se apresentar – clinicamente - de quatro formas diferentes formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.

- Infecção Inaparente
A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. A grande maioria das infecções da dengue não apresenta sintomas. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.

- Dengue Clássica
A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

- Dengue Hemorrágica
A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

- Síndrome de Choque da Dengue
Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.

Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

Trecho extraído do site: http://www.combateadengue.com.br/

4 comentários:

Anônimo disse...

Anninha, em abril eu tb peguei dengue, mas foi hemorrágica. Estou morrendo de medo de pegar novamente. Já vou começar a usar o repelente... Espero q já estejas melhor.

Unknown disse...

AI AMIGA Q SUSTO HEIN ?
MORRO DE MEDO DA DENGUE PQ ELA FAZ TANTAS VÍTIMAS. GRAÇAS A DEUS VC MELHOROU !
BEIJOCAS E BOA SEMANA !

disse...

Oi querida,

Que droga essa dengue te pegar assim... melhora logo tá... beijinhos!!!!

Jahm disse...

Anna,

Melhoras pra vc viu?
Se cuida!
E parabéns pela iniciativa de expor o problema aqui e tentar conscientizar mta gente!
Felicidades!
BJahm